Sete Armadilhas de Satanás


Antes que muitos dos santos se dispersassem da Festa dos Pães Ázimos no ano de 2005, o pastor Walter “Chick” McGill apresentou uma mensagem intitulada “As Sete Armadilhas de Satanás”, na qual ele delineou sete dos ataques mais comuns que são feitos contra o Cristão.

Esses ataques não vêm na forma de qualquer oposição sobrenatural ou tentações abertas, mas muito mais sutilmente. As Escrituras nos dizem que “a morte e a vida estão no poder da língua,” (Provérbios 18:21) e que da mesma boca pode vir “bênção e maldição.” (Tiago 3:10) Mas o apóstolo que escreveu essas últimas palavras rapidamente acrescenta o pensamento: “Meus irmãos, estas coisas não deveriam ser assim.”

Se o inimigo das almas pode tirar nosso testemunho (as verdadeiras palavras que recebemos para falar sobre o Salvador e o que Ele fez por nós), Satanás nunca mais precisará se preocupar conosco. O povo dos últimos dias vence as ciladas do maligno por meio destas coisas: “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e eles não amaram suas vidas até a morte.” (Apocalipse 12:11) O sangue do Messias foi derramado por todos os homens, mas nem todos os homens serão salvos. Para aqueles que desejam se apoderar da graça oferecida, a instrução é dada: “Confesse com a sua boca o Senhor Yahshua, e [...] creia em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos.” (Romanos 10: 9)

Mas muitos, muitos, acreditam que este versículo significa: “Se você fizer uma oração especial e dizer: 'Jesus é o Senhor', isso é tudo o que é necessário para a salvação.” Mas não é isso que Paulo ensina em Romanos. Todo o pensamento diz: “Que se confessares com tua boca o Senhor Yahshua, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10: 9, 10) Agora, isso está de acordo com o Evangelho, para um coração que verdadeiramente crê, e que conseqüentemente dá uma verdadeira e sincera confissão de que Yahshua é o Senhor, este coração é renovado. O dono desse coração não pode deixar de praticar atos justos de acordo com sua fé. (Tiago 2: 14-20)

Além disso, uma confissão de que Yahshua é o Senhor não acontece uma única vez. É um testemunho repetido constantemente. Nossas palavras e nossas ações após a conversão também devem dar testemunho do Evangelho, que Ele tirou nosso coração de pedra e nos deu um coração de carne; (Ezequiel 36:26) que Ele escreveu Sua Lei real naquele novo coração (Jeremias 31:33) e que nossa língua não fala bênçãos e maldições, mas somente bênçãos. Tiago nos informa que “a língua nenhum homem pode domar; é um mal que não se pode refrear, cheio de peçonha mortal.” (Tiago 3: 8)

Este não é, entretanto, o quadro completo. O Messias completa as “boas novas” de liberdade, pois Ele diz: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.” (Mateus 19:26) É-nos dito: “Qualquer que confessar que Yahshua é o Filho de Deus, Deus habita nele, e ele em Deus.” (1 João 4:15) Essa não é uma condição de “de vez em quando.” Nossa morada no Todo-Poderoso é contínua, e nossa confissão é igualmente constante.

Este artigo é uma adaptação do sermão mencionado acima. É uma lista das sete coisas que Satanás tenta inspirar dos lábios daqueles que buscam a justiça. São sete coisas que nunca deveriam ser ouvidas vindo da boca de um filho do Todo-Poderoso, pois aqueles que nasceram de novo têm a “mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16) e essas frases são destinadas a desencorajar, desanimar e, finalmente, destruir.

Temos esta promessa, à qual somos convidados a apegar-nos e que veremos novamente no decorrer desta obra: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13) Aqui estão as armadilhas e o meio de fuga que nos foi fornecido a um custo infinito.

Armadilha # 1: “Não posso”

Tradução: “Não o farei.”

Caminho de fuga:

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4:13)
“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

Conclusão: Se pudermos realmente fazer todas as coisas por meio de Cristo, e se realmente tivermos o que Lhe pedimos, seja o que for que o Senhor deseja que façamos, Ele também nos dará o poder para realizar. Se dissermos: “Não posso”, de algum aspecto genuíno da vida cristã, estamos declarando que as Escrituras acima estão erradas.

Armadilha # 2: “Eu tento”

Tradução: “Eu dependo de mim mesmo”

Caminho de fuga:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)

“Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.” (Tiago 4:15,16)

“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” (Colossenses 1:27-29)

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13)

Conclusão: Se o Criador nos incumbir de uma tarefa, Ele trabalhará em nós para cumprir esse objetivo. Não precisamos nos preocupar com nossos próprios talentos e poderes e, portanto, “tentar” é totalmente deixado de fora da equação. Como Paulo nos fala de nossas próprias obras, e a jactância que resultaria da autossuficiência, “Está excluído.” (Romanos 3:27)

Armadilha # 3: “E se ...”

Tradução: “E se Deus falhar?”

Caminho de fuga:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 1:24,25)

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Efésios 3:20,21)

“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.” (1 Coríntios 1:9)

“Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Ele não falhará, nem será desencorajado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.” (Isaías 42:1,4)

Embora a passagem de Isaías fale de Cristo, isso também é verdade para nós, como está escrito, “graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” (2 Pedro 1:2,4)

E novamente, “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.” (1 João 4:17)

“Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.” (Salmo 73:23)

“Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor.” (Salmo 66:8)

Conclusão: Esta tentação, como as outras, concentra os olhos em si mesmo, em vez de em Cristo, para a capacidade de realizar as obras da piedade. Se realmente acreditamos que Yahweh está no controle das circunstâncias de nossas vidas, e que mesmo as coisas “ruins” são permitidas para propósitos específicos, o que temos a temer? Em vez disso, devemos falar com confiança sobre Sua capacidade de realizar Sua boa vontade em nós. Nunca devemos nos preocupar com Ele falhando conosco (nem nós falhando com Ele - Ele nos escolheu por uma razão) e “fazer a voz de Seu louvor ser ouvida.”

Armadilha # 4: “Sim, mas ...”

Tradução: “Eu sei mais e ninguém me entende.”

Caminho de fuga:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

“Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.” (1 Coríntios 1:9)

“Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:8-11)

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.” (Salmo 103:13)

“Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.” (2 Coríntios 1:20)

“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15)

Conclusão: Cristo foi tentado como todos nós e entende todos os obstáculos colocados em nosso caminho. Apesar disso, as promessas de Yahweh por meio Dele são “Sim” e “Amém”, pois Ele é fiel em nos dar todas as coisas de que precisamos, sem “mas” sobre isso.

Armadilha # 5: “Eu sou apenas humano”

Tradução: “Eu nego a divindade de Cristo.”

Caminho de fuga:

Como nós já vimos antes, “Embora a passagem de Isaías fale de Cristo, isso também é verdade para nós, como está escrito, “graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” (2 Pedro 1:2,4)

E, “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4:13)

E, “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3)

“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)

Conclusão: Nos é dito sobre o Messias: “E sendo achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo e tornou-se obediente até a morte, sim, a morte de cruz.” (Filipenses 2:8) Embora participasse plenamente de nossa humanidade, Cristo foi capaz de realizar tudo o que foi designado para realizar. Então nós, que somos convidados a nos apoderar de Sua divindade, não podemos fazer menos. O Mestre nos disse: “Aquele que crê em mim, as obras que eu faço também as fará; e obras maiores do que estas ele fará; porque eu vou para meu Pai.” (João 14:12) Todas as desculpas baseadas em nossa “humanidade”, portanto, constituem uma negação da divindade da qual participamos ou que tal união exista.

Armadilha # 6: “É assim que eu sou”

Tradução: “Eu exalto a mim mesmo.”

Caminho de fuga:

E [Yahshua] disse-lhes: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” (João 8:23,29)

“Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.” (1 João 4:17)

“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16)

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte.” (Mateus 5:14)

“Eu o conheço, porque venho da parte dele e fui por ele enviado.” (João 7:29)

“Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” (João 5:30)

“Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.” (Isaías 1:17)

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)

Conclusão: Se Yahweh nos escolhe e nos envia, então somos seus representantes e não falamos por nossa própria autoridade. Temos o poder de cessar as más ações e nos tornar uma criatura inteiramente nova. Podemos “aprender a fazer bem”, independentemente do que éramos, pois agora estamos livres.

Armadilha # 7: “Eu esqueci”

Tradução: “Tenho uma desculpa baseada na carne.”

Caminho de fuga:

“O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.” (Salmo 16:8)

“Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.” (Salmo 119:16)

“Já me assemelho a um odre na fumaça; contudo, não me esqueço dos teus decretos.” (Salmo 119:83)

“Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida.” (Salmo 119:93)

“Estou de contínuo em perigo de vida; todavia, não me esqueço da tua lei.” (Salmo 119:109)

“Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos.” (Provérbios 3:1)

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.” (Hebreus 13:15,16)

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6)

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9)

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5:16)

Conclusão: Yahweh não fala apenas Sua lei em nossas mentes, onde podemos lembrar ou esquecer com base no funcionamento de nossas mentes finitas. Não, está escrito que Ele escreveu esta Lei em nossos “corações” (Romanos 2:15) em nossos lugares mais íntimos, para que se torne parte de nosso ser essencial. Não podemos “esquecer” quem somos, assim como Yahweh não pode esquecer quem Ele é. Pela fé, não nos esqueceremos e andaremos segundo o Espírito ao invés da carne imperfeita de nossas formas físicas. Assim triunfaremos sobre toda tentação e toda armadilha.

Comentários finais:

Além do meio de fuga, Pedro nos diz que Yahweh nos deu “promessas grandíssimas e preciosas.” (2 Pedro 1:4) Nosso Pai não apenas nos dá os meios para evitar a tentação, mas também para vencer completamente e triunfar em todas as coisas. Algumas dessas promessas são as seguintes:

“Ouve, SENHOR, a causa justa, atende ao meu clamor, dá ouvidos à minha oração, que procede de lábios não fraudulentos. Baixe de tua presença o julgamento a meu respeito; os teus olhos vêem com eqüidade. Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride. Quanto às ações dos homens, pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento. Os meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram.” (Salmo 17:1-5)

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra. Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas. Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. (Salmo 119:97-104)

“Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.” (Salmo 40:8)

“Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho. Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.” (Salmo 81:9-10)

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” (2 Pedro 1:2,3) “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse 14:12)

David.
Traduzido por Sis. Arlete

Home | Contato | Para Imprimir | Mais Artigos